QUAL SEU PESO IDEAL?


Pode-se dizer que o peso ideal de uma pessoa é aquele que propicia o máximo de saúde para o organismo.

Hoje em dia a maneira mais utilizada para saber se uma pessoa está ou não fora da faixa de seu peso normal é o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Este índice pode ser obtido dividindo-se o peso corporal pelo quadrado da altura em metros. Por exemplo: uma pessoa que pesa 70 kg com uma altura de 1,60m tem um IMC de aproximadamente 27,3 kg/m2 (70 dividido pelo quadrado de 1,60). De acordo com a organização mundial de saúde, a obesidade só será observada em uma pessoa quando esta apresentar um IMC maior ou igual a 30,0 kg/m2. 

IMC = Peso / (altura)²


IMC = 20 - 25 BOM
IMC = 25 - 30 AUMENTO DE RISCO
IMC = 30 - 35 OBESIDADE LEVE
IMC = 35 - 40 OBESIDADE MODERADA

Embora existam outras variáveis que precisam ser levadas em conta, como idade e sexo, o IMC é considerado uma maneira confiável para se ter uma primeira noção do peso de uma pessoa.

Para informações mais precisas, consulte seu médico ou nutricionista, que têm instrumentos mais precisos para medição de gordura e peso.

Utilize a calculadora:

Calculadora para o Índice de Massa Corpórea - IMC


Calcula-se o IMC dividindo- se o peso pela altura ao quadrado

 

Digite seu peso
Digite sua altura
(ex: 1.60)
 
Seu IMC é:

Além de verificar se você está dentro da faixa de "peso saudável", é necessário examinar como a gordura se distribui pelo corpo. Para isso, basta fazer uma conta que estabelece a proporção entre cintura e quadril. O acúmulo de tecido adiposo no abdome é uma ameaça à saúde do coração. A partir de sua silhueta, calcule a sua predisposição às doenças cardiovasculares.


Para determinar se você está dentro da faixa de "peso saudável", basta dividir a medida da circunferência da cintura pela medida da circunferência do quadril

Circunferência da cintura (em cm)
Circunferência do quadril (em cm)
 
Resultado

Se o resultado for 1 ou mais para HOMENS ou 0,8 ou mais para MULHERES, é melhor redobrar a atenção com a balança


O controle de peso pode ser feito de três maneiras: 

A – Somente com a prática regular de Atividade Física

B - Somente com a Reeducação Alimentar (Dieta Hipocalórica)

C – Atividade Física + Dieta Hipocalórica 

O QUE SERIA MAIS EFICAZ PRA O CONTROLE DO PESO, A DIETA HIPOCALÓRICA OU A ATIVIDADE FÍSICA ?

Tanto com a dieta quanto com o exercício podemos reduzir a gordura corporal, mas ambos apresentam  vantagens e desvantagens. Parece que as vantagens de uma técnica ajudam a contrabalançar as desvantagens da outra. Utilizando-se a dieta, conseguiremos uma diminuição de peso mais rápido, mas pode também induzir à uma perda de massa magra corporal e metabolismo do indivíduo.

Os exercícios físicos normalmente resultam na diminuição do peso mas , por outro lado favorecem o aumento de massa magra e previnem a diminuição do metabolismo basal. Na perda de peso pela dieta ocorre perda de 75% de gordura e 25% de proteína, mas combinando-se os exercícios com a dieta, o valor de proteína cai para apenas 5%. Uma vez que o excesso de gordura corporal foi perdido, foi observado em pesquisas que os exercícios contínuos parecem ser importantes para manter o controle do peso corporal estável e saudável.

 

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