MEMORIAL DO IMIGRANTE 

 Foi criado em 6 de abril de 1998 com a finalidade de resguardar a memória daquelas pessoas que, ao deixarem sua pátria, acompanhados ou não de sua família, chegavam ao Brasil em busca de novas oportunidades de emprego e a esperança de uma vida melhor. Ocupa uma área da antiga Hospedaria de Imigrantes, inaugurada em 1888, em São Paulo, no Brás, a qual realizava a triagem de estrangeiros, recém chegados ao nosso país, e os encaminhava ao trabalho. 

Em 1943, o governo do Estado de São Paulo cede para o Ministério da Aeronáutica as instalações da Hospedaria, que passa a abrigar a Escola Técnica de Aviação, com a finalidade de formar técnicos e especialistas para os trabalhos de manutenção das aeronaves da Força Aérea Brasileira. Mais tarde, em 1953, a Escola encerra suas atividades, e as instalações são restituídas ao governo.

Hospedaria de Imigrantes - Inicio do Século passado

Memorial do Imigrante – Fachada Principal

Vista Frontal do Memorial do Imigrante

Portal do Memorial do Imigrante

Cerimônia realizada no Memorial do Imigrante, em 13/Out a 21/Nov de 2004, iniciativa do pesquisador Paulo Kasseb, em homenagem à ETAv – Presentes o Comandante do IV COMAR, Maj.-Brig.-do-Ar Vilarinho, e o Comandante da EEAer, Brig.-do-Ar Scher

 

 Para imprimir

 Voltar

 Seguir