7   – Cheque Após o Pouso

Próximo à Escola, havia o Hipódromo da Mooca, local onde ficavam os aviões destinados à instrução dos alunos no solo: 1 Lockheed B-34; 2 North American B-25 Mitchel; 2 Curtiss P-40E Kittyhawk; 1 Douglas A-20K Havoc; 1 Douglas B-18 Bolo; 1 Vultee A-35B Vengeance; 1 Republic P-47 Thunderbolt.

Alunos Aguardam Inicio da Instrução

Instrução de Alinhamento de Metralhadora  

Alunos no Intervalo da Instrução


Demonstração de ginástica olímpica pelos alunos da ETAv

 

Aldo Caropreso (próximo da hélice) e seus inseparáveis companheiros de Esquadrilha, junto do P-40

 

 

Aula Prática – Instrutor Lueddecke – Alunos 307 Paulo Francisco Moraes – 431 Nilo Menezes – 429 Tibério Campanella

 

 

Intervalo na Instrução Prática no "North American B-25 Mitchel" – Foto para a posteridade

 

 

Turma da Meteorologia

Aluno João Nogueira (sentado à esquerda) no P-39 Airacobra. Ele não se lembra do nome de todos, mas não se esqueceu da fisionomia dos inseparáveis companheiros de esquadrilha: “Milton Pinto da Rocha (próximo à nacele), mineiro de Belo Horizonte. Essa aeronave era usada, segundo sei, nas aulas  para os especialistas em sistemas elétricos. Parece que o P39 era pródigo  em sistemas elétricos”.

Ninguém é de ferro – Instrução puxada x folguinha bem merecida – Segundo João Nogueira (à direita da foto),” é o mesmo grupo do P-39, à sombra de sua asa. O Milton Pinto da Rocha é o terceiro da direita para a esquerda”.

 

 

Enquanto se aguarda o inicio da instrução prática nas aeronaves, um pouco de ordem unida para aprimorar a disciplina – Em primeiro plano, da esquerda para a direita, João Nogueira (segundo), e o de óculos, João Batista Opits.

 

Paz! Ou melhor, Pás – João Nogueira (esquerda) e o Aluno 2362 Luiz Augusto Ribeiro – Outubro de 1947

Parece ‘pagação’, mas não é. Aguardando a formatura, estávamos ajudando na colocação  da grama no campo de futebol, totalmente feito pelos alunos, no antigo hipódromo da Moóca, na Rua Bresser, que era um dos anexos da Escola. Ao fundo, em primeiro plano, um B-18 Bolo e um Liberator – sucata da Força Aérea do ‘my friend’ –, que serviam para instrução em diversas  especialidades: chapas, soldas, eletricidade, carburadores, magnetos, montagem e desmontagem do corpo dos motores, hidráulica, etc.. O Luiz Augusto era da minha Esquadrilha, e sua cama era ao lado da minha. Faleceu tragicamente, com vários colegas,  no acidente com o FAB 2040, em Anajás, na ilha de Marajó, em princípios de janeiro de 1948. Ele estava indo apresentar-se para sua primeira classificação.”

Sgt Aldo Caropreso, sorridente e feliz, pagando mistério aos seus familiares

Hipódromo da Moóca – A Galera descontraída aguardando o início da competição esportiva

Suspense! – Torcida atenta aos seus ídolos – João Nogueira está com a palavra: “logo à frente, ao lado da esposa (de óculos escuros), está  Bento de Assis, corredor olímpico, detentor de vários recordes, brasileiro e sul-americano,  em provas rápidas. Servia na ETAv”.

 

Orgulho da Esquadrilha – Equipe de Atletismo pronta para entrar em ação – Vejamos o que o Aluno João Nogueira tem a nos dizer: “a foto foi feita em uma festividade no antigo hipódromo da Rua Bresser, anexo da Escola, na minha  época. Esses moços tomaram parte em várias modalidades esportivas, mas o evento principal foi um número de ginástica rítmica executado por muitos alunos. Por se tratar de um misto de ginástica e bailado, foi jocosamente chamado por muito tempo de 'balalaika',  um dos temas musicais utilizados. Mas nós participamos com muito entusiasmo, apesar disso. Com  relação ao grupo, vou falar de todos pela ordem:

1- Ten IG Pedro Gamaro, instrutor

2- Aluno Aventino Teixeira. Esse moço, ao formar-se,  foi classificado para Porto Alegre; como ele era paraense, acertou uma troca com um gaúcho, que, por ironia, estava classificado em Belém. Infelizmente, na viagem de ida para o destino,  o avião  C47 – 2040 acidentou-se em Anajás, Marajó, e ele faleceu

3- Aluno Rodolpho Von Khou, não tive mais notícias dele após o período da ETAv

4- Aluno João de Oliveira, excelente atleta, competia pela Federação  Paulista de Atletismo, participava de provas de 100, 200, 400m rasos

5- Só lembro o nome de guerra: Ansbert, falecido em um acidente da Vasp em Londrina, era Comandante do Avião

6-  Não me lembro nome, era apelidado  Catarinense

7- Por último, eu,  por aqui, em S. J. Campos, já beirando os oitenta, mas com relativa saúde”.

 

 

 

 Para imprimir

 Voltar

 Seguir